Teste Teste Teste Teste

25 de junho de 2016

As Crônicas de Nárnia (C.S. Lewis, 1949-1954)

Os escritores britânicos são mesmo fantásticos. Shakespeare, Oscar Wilde, Aldous Huxley, George Orwell, J. K. Rowling… Sou, de fato, fã de muitos escritores de origem britânica (ingleses ou não), pois, para mim, eles possuem certo charme na escrita. Com C. S. Lewis não é diferente. Mesmo escrevendo para crianças, Lewis conseguiu criar histórias tocantes e que encantam várias gerações.

A sua obra mais importante, As Crônicas de Nárnia, é formada por sete livros diferentes, todos do gênero de fantasia, que se passam em um reino fictício chamado Nárnia, visitado em diferentes momentos por crianças do nosso mundo (Pedro, Susana, Edmundo, Lúcia, Eustáquio, Jill, Digory, Polly) e que foi criado pelo Leão Aslam. Abaixo, listo os sete livros, na minha ordem de preferência:


1 – O cavalo e seu menino
2 – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
3 – Príncipe Caspian
4 – A viagem do Peregrino da Alvorada
5 – A última batalha
6 – O sobrinho do feiticeiro
7 – A cadeira de prata

Terminei recentemente a leitura completa de As Crônicas de Nárnia, que possuo em Volume Único (sim, li todas as crônicas em sequência). O que tenho a dizer a respeito da obra de Lewis? A história é maravilhosa, cativante e emocionante. A escrita é rápida, mesmo sendo belamente detalhada; é direta, mas não abre mão de evidenciar o que é importante para a narrativa; e é também sincera, próxima, carismática.

A obra é infantil? Bem, respondo a essa pergunta com uma citação do ensaio “Três maneiras de escrever para crianças”, do próprio Lewis, presente no Volume Único: “(...) uma história para crianças de que só as crianças gostam é uma história ruim”. Mesmo que o público alvo dos livros sejam as crianças, a leitura é agradável e divertida para o leitor de qualquer idade. Os personagens bem desenvolvidos, as aventuras, as referências cristãs, tudo isso contribui para formar um dos mais carismáticos universos literários já criados.

As Crônicas de Nárnia são uma excelente obra literária, uma das mais relevantes no universo infantil no século XX, e C. S. Lewis é um escritor de alto nível (mais um britânico fantástico, só para relembrar). Pretendo em algum momento falar individualmente de cada uma das sete crônicas. Mas, desde já, fica a minha recomendação: independente da idade, deixe-se apaixonar pelas crônicas de Nárnia.


Nota: ✩✩✩✩✩

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado. Só li a mais famosa: O leão....Isso na quinta série. Pode dar um bom projeto de férias.

    ResponderExcluir